08/11/2007

6º Mistério - O d'O Dialecto Infantil

Parece-me a mim que já quase toda a gente foi criança algures na vida! Uns numa época, outros noutra, mas um fenómeno curioso é que, ao contrário das indumentárias, cortes de cabelo, modas de nomes, há duas coisas que permanecem invariavelmente intemporais e intocáveis: as pirraças e as lenga-lengas.

Vamos por partes:

Lengalengas - Desde que me conheço a mim, a minha mãe se conhece a ela e o meu irmão igualmente (ainda que mal, que ele acha que é uma vulgar criança de 5 anos mas na verdade esconde em si o Senhor das Trevas), que cantamos as mesmas músicas enquanto marcamos o compasso com palmas numa rodinha de piquenos. Quem não conhece o " Se tu visses o que eu vi, oh dominó", ou mesmo o "Era uma velha-lha, que tinha um gato-to"? Aposto que o Sancho Primeiro ainda mal sabia manejar a espada, já ele entoava o "Enrola o melão, desenrola a melancia" juntamente com os outros seus irmãos e infantes, Afonsinho, Urraca e Teresinha. Não se vê logo que o "A-ona-ona-" é indiscutivelmente Português arcaico a descair para o Latim?!

Pirraças e ofensas - Todos sabemos que as crianças ainda não compreendem em si uma série de bases e alicerces gramaticais, sintácticos e semânticos. A conjugação verbal nem sempre ser perfeita, e as sílabas ainda têm um carácter móvel dentro das palavras. Mas ainda estou por descobrir qual o mecanismo Freudiano ou esquizofrénico que os faz conceber e apregoar insultos como:

  • Mariquinhas pé de salsa (porque os molhos de ervas aromáticas em geral são extremamente comoventes)
  • (...) O teu pai é jacaré (e tu és um mutante cromossómico)
  • Lava a cara com chulé (amacia a pele e dilata os poros)
  • Songa-monga (nem Pessoa faria rimas melhores)
  • Rebenta a Bolha (porque é um fenómeno extremamente periogoso para todos os utentes da via pública e há que deixar tudo o que estão a fazer)

Enfim, muitos mais existirão de que não me recordo agora, mas que apelo desde já para que qualquer expressão desta estirpe que considerem merecedora de partilha, deixem por favor num comentário, de forma a enriquecer este documento.

3 comentários:

Anónimo disse...

li o teu artigo sobre o dialéto das crianças, és espectacular!!!! beijos !!vó Tilinha

Anónimo disse...

Minha querida escaparam-se-te algumas:
- P: "Aonde?"
R: "No cu do conde!"

- "Dá-me frente..." (expressão frequentemente utilizada quando a fila do bar é excessivamente longa e se pretende passar à frente)

- "Espelho!"

- "O meu pai é maior do que o teu..."

Entre outras...

Adoro o teu blog mas tens de escrever mais.
Beijinhos.

Imperatriz Sissi disse...

Não conhecia o blog;encontrei-o porque andava à procura de alguma referência ao estribilho " enrola o melão, desenrola a melancia". Fiquei deliciada com a Teresinha e Urraquinha...vou voltar mais vezes.

Imperatriz Sissi

http://jessi-aleal.blogspot.com/