Pestilento (latim pestilentus, -a, -um)
adj.
1. Que é relativo a peste.
2. Que provoca ou transmite peste.
3. Que exala um mau cheiro muito intenso.
4. Fig. Que corrpompe, danifica.
Situação
Na maior parte das vezes utilizo-o como em 3. - ex: "Que homem pestilento!!"; "Cheira a vomitado pestilento"... etc, etc.
Para além de ser um insulto elegante, Pestilento confere um dramatismo fabuloso aos cheiros. Um carácter quase fatal quando sujeito a um grande período de exposição. E é masculino. Se fosse feminino seria Fétida, palavra essa que também gosto, mas fica para outro dia, quando encontrar uma mulher fétida no metro como encontrei hoje um homem pestilento. Não deve ser difícil, de facto...
Os Critérios
Pestilento é uma palavra grande. Palavras grandes, por norma, ganham logo vantagem à pequenas, mais não seja por demorarem mais tempo a ouvir. E tem muitas consoantes diferentes, exige automaticamente destreza na dicção. Além disso, é pouco comum no vocabulário actual, no entanto com potenciais aplicações na gíria popular, senão vejam só: "Que chulé pestilento!" - o chulé sobe logo de nível. É lindo...
Pestilento é também uma palavra cara. Qualquer tia diria pestilento em vez de mal-cheiroso, mesmo que o mau-cheiro fosse só de um arrotinho, banho de dois dias ou uma coisa pouca. E carregando no "-lento".
Para finalizar, Pestilento é ainda uma palavra que remete ao arcaico. Mais não seja pelo ponto 1. e 2. que aposto terem sido moda na idade média.
Posto isto, está argumentada a minha eleição de Pestilento como Palavra do Dia#1. Mas bastava dizer que gosto.